Como ajudar um estudante tímido (7 Dicas)

Como ajudar um estudante tímido (7 Dicas)
Como ajudar um estudante tímido (7 Dicas)

Como ajudar um estudante tímido (7 Dicas)

Você quer ajudar um aluno introvertido? Siga estas 7 dicas

Os alunos tímidos são caracterizados por ter dificuldades em se socializar com seus pares, ao mesmo tempo, os estudantes tímidos apresentam sentimentos de insegurança, medo e vergonha. Isso traz conseqüência: depressão, baixo desempenho e maior probabilidade de ser vítima de bullying.

A timidez é um problema de integração social que pode aparecer em qualquer idade, não há causa exata, mas pode ser revertida.

Se você é um professor e você veio a esta página procurando soluções para ajudar aquele aluno que é muito timido e realmente preocupado com ele, parabéns! É muito gratificante encontrar professores que se sentem empenhados em seu trabalho como educadores.

professor.tecnicasparadocentes.com oferece 7 dicas para ajudar um estudante tímido.

1. Descubra suas qualidades e talentos

Para ajudar um estudante tímido, é necessário eliminar ou pelo menos reduzir a insegurança. Por que a insegurança de um estudante tímido? Isso depende de muitos fatores, a maioria são experiências ruins, eventos que criaram em sua mente idéias erradas sobre si mesmo.

Uma maneira de ajudar um estudante tímido é aumentar seu valor como um ser humano e fazer com que ele se sinta orgulhoso de si mesmo, o que podemos conseguir se descobrimos seus talentos e nós o levamos à tona, quando um aluno é parabenizado e reconhecido por se destacar em alguma atividade, ele se torna mais seguro de si mesmo, então, depois de descobrir o que é bom, parabéns dele e deixe seus colegas também aprenderem sobre suas habilidades.

2. Trabalhar em melhorar seus pontos fracos

Uma vez que você tenha identificado seus pontos fortes, você notará que o aluno agora tem razões para ter certeza de si mesmo, no entanto ele ainda pode se sentir deprimido, porque por um longo tempo ele passou a ter a idéia de que suas fraquezas superam suas virtudes, Se você quer ajudar seu estudante tímido, trabalhe duro para corrigir suas fraquezas, não é uma tarefa difícil, é só fazê-lo perceber as coisas de forma diferente, por exemplo, se sua fraqueza não é boa em matemática, ensine-lhe que ele não precisa ser bom em tudo; “Você não é bom com os números, mas com as letras que você é incrível”

3.Motívalo

A motivação é muito importante para ajudar um estudante tímido, motivá-lo significa apoiá-lo positivamente, encorajá-lo a seguir e tentar uma e outra vez o que ele nunca pensou que seria capaz de fazer, o maior medo de estudantes tímidos são exposições, falar em público isso representa o seu maior pânico, é muito importante que você trabalhe nesse aspecto, a melhor maneira de aprender a fazer algo é com a prática e a perseverança, professor se você realmente quer ajudar seu estudante tímido, você deve ser o principal motivador em aula.

4. Não o envergonhe

O pior que você poderia fazer é constrangê-lo, estudantes tímidos são muito suscetíveis a críticas, por mais leves que sejam, eles levam muito a sério, embaraçar que isso só pioraria a situação, então se você quiser ajudar um estudante tímido a ter cuidado em esta parte .

5. Conversão com seus pais

Lembre-se de que os alunos passam tempo sozinhos em dois lugares, suas casas e escola, estes são aqueles que influenciam diretamente seu treinamento, falar com os pais do seu estudante tímido irá ajudá-lo a entender aspectos que você não conhece, como por exemplo, a causa de não defender ou falar de voz muito baixa, todos esses fatores, na sua maioria, se originam em casa, para ajudar um estudante tímido a ter conhecimento desses aspectos.

6. Ajude-o a se juntar ao grupo

Tente ser aquele que forma as equipes de trabalho, isso para ajudar o estudante tímido a ter a possibilidade de se juntar a um grupo e demonstrar suas habilidades, se você não fizer isso, é provável que o aluno fique sem grupo e isso só seria criar maior insegurança.

7.Não consente

É bom ajudá-lo, mas sem excesso, sem presunção, é necessário que ele aprenda a se defender.

Se esse conteúdo o tenha servido, compartilhe-o com mais colegas, convidamos você a deixar sua opinião, dúvida ou sugestão na seção “Comentários”

Diga-nos de que outra forma você ajudaria um estudante tímido?


Add a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *